sábado, agosto 02, 2003

A aba de Heisenberg


Da vida extraterrestre às origens da vida: Fred Hoyle (1915-2001)

É curiosa a frase com que o Sérgio terminou o "post" anterior. De facto, começámos aqui a falar da vida extraterrestre a respeito da definição de ser vivo e já vamos nas sopas primordiais que podem ter dado origem à "vida tal como a conhecemos". É curioso porque de ideia em ideia relacionàmos por acaso as sopas com os extraterrestres e já antes muitas pessoas fizeram essa relação. Não me refiro aos cozinheiros da equipe do X-files ou a seitas, mas sim a reputados cientistas como Sir Fred Hoyle, no polémico livro "O Universo Inteligente".

Uma importante contribuição de Fred Hoyle para a ciência foi a explicação da origem dos elementos. Para além da sua importância cientí­fica, a ideia de que somos todos poeira de estrelas é de uma beleza extraordinária. Os nossos átomos formaram-se na sua esmagadora maioria no interior de estrelas que outrora explodiram. Uau.

Mas voltando às sopas criadoras de vida, Hoyle não gostava delas. Achava que era extremamente improvável que a vida surgisse por acaso no nosso planeta. Daí­ a hipótese extraterrestre: a vida poderia ter sido trazida para a Terra vinda de outra região do universo, por um meteorito, por exemplo. Até os ví­rus como o da gripe poderiam ser trazidos por meteoritos e talvez as epidemias de gripe estivessem relacionadas com a queda de meteoros. Há quem pense que por causa dessas ideias ele não ganhou o prémio Nobel, como refere o Guardian.

Outras hipóteses sobre a origem extraterrestre da vida haviam sido propostas antes de Fred Hoyle, quem tiver curiosidade tem muita leitura aqui, incluindo uma entrevista com Fred Hoyle.

Não sei em que acreditar sobre a origem da vida. Sei apenas que a "tecnologia de vida" que forma os seres vivos deste planeta é de uma complexidade e sofisticação tais que deixa a anos-luz as mais avançadas tecnologias que o homem até hoje foi capaz de produzir. A mais pequena formiga é um colosso de "tecnologia de vida". E se a ideia de que a vida veio do espaço ou pelo menos terá sido por ele "ajudada" parece exótica, a teoria de que toda esta extraordinária vida provém de uma sucessão de acasos partindo de uma sopa quí­mica primordial é no mí­nimo desconcertante. O poder do tempo será assim tão grande?
posted by Nuno : 8/1/2003 01:47:44 AM